sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Breve Histórico

            

            Os Conselhos Regionais de Museologia surgiram com a regulamentação da profissão de museólogo por meio da Lei Federal Lei n°. 7287 de 18.12.84. Com o intuito de organizar o setor museológico os Estados de Santa Catarina e Paraná, trabalhadores de museus, na década de 1980, no Paraná, reuniram-se em assembleia e criaram oficialmente o Conselho Regional de Museologia da 5ª Região – Paraná e Santa Catarina em 23 de abril de 1986.
            Os primeiros profissionais que constituíram o Conselho eram trabalhadores de museus, chamados museólogos provisionados. Foram esses profissionais que mantiveram conselho em funcionamento até o início dos anos 2000, período em que a Graduação é institucionalizada no Estado de Santa Catarina com a Graduação em Museologia do Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE) em 2004 e posteriormente com a abertura do curso da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
            Até esse período o COREM 5R ficou sediado no estado do Paraná, estado que possuía maior de numero de museólogos registrados, garantindo a manutenção e a logística administrativa e operacional. Com a ampliação dos quadros de museólogos no estado de SC, no ano de 2009, o COREM é transferido para Santa Catarina permaneceu por três anos com sede em Orleans em local cedido pela reitoria do Unibave.
            No ano de 2013, foi transferido para a cidade de Florianópolis e a diretoria conseguiu locar um espaço para que tivesse uma sede física própria e guarda dos seus arquivos.
            Hoje, o COREM 5R PR/SC trabalha para assegurar que os museólogos formados ocupem seu espaço no campo de trabalho nos estados do Paraná e Santa Catarina. Há ainda vários desafios para o conselho e para as novas gerações de museólogos na constituição de um campo democrático, ético e dialógico, que a cada dia consiga construir soluções para fortalecimento e melhoria do campo de trabalho da museologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário